sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Movimentação de cargas pode aumentar 30% com conclusão da dragagem no cais de Vitória

         Após cinco anos, a obra de dragagem e derrocagem (retirada de rochas) do Canal de acesso ao Porto de Vitória foi entregue nesta semana em uma solenidade no Cais do Porto de Vitória. As novas profundidades do canal, dos berços e da bacia de manobra garantirão o acesso de navios maiores, que irão representar um aumento de 30% na movimentação de carga no Porto de Vitória. Atualmente são movimentados seis milhões de toneladas no Porto de Vitória agora, com a possibilidade de receber navios maiores, o número pode chegar a oito milhões de toneladas. 
        Com a nova profundidade, vamos dobrar a capacidade do porto de receber navios maiores e isso vai contribuir para o crescimento econômico do Estado. "Só na expectativa da conclusão da obra conseguimos fechar linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos”, comemorou Luis Cláudio Montenegro, presidente da CODESA. 
        A obra durou cinco anos. Por necessidade de ajustes contratuais entre o governo federal e o Consórcio, a dragagem foi paralisada em no início de 2015 e retomada no primeiro semestre de 2016. Foram dragados quase dois milhões de metros cúbicos de sedimentos e derrocados mais de 110 mil metros cúbicos de pedras. Foram R$ 118,6 milhões em investimentos no Porto Capixaba. 
         A batimetria do canal e dos berços (medição da profundidade) já foi homologada pela Marinha do Brasil e a documentação enviada à Capitania dos Portos. Após essa etapa, a Marinha vai fazer a avaliação dos últimos resultados e a previsão da autorização será dada pela autoridade portuária até o fim do mês de outubro.

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